Android: como restringir permissões e acessos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema Android: como restringir permissões e acessos

Mensagem por lucaslindo100bb em Dom Jun 24, 2012 4:55 pm


Quando é realizada uma compra no Google Play (antigo Android Market), a maioria dos aplicativos apresenta uma tela com pedido de autorização para acessar dados da sua conta e do celular para serem instalados.

O problema é que alguns desses apps acabam apresentando falhas de segurança e, por terem acesso quase total ao seu aparelho, comprometem os seus dados. Pensando nisso, foi criado um passo a passo para limitar as permissões e acessos aos dados a apps instalados no seu celular Android.

Para realizar os passos a seguir, é necessário que você tenha acesso root ao seu Android. Não sabe como fazer isso? Clique aqui e dê uma olhada no nosso tutorial sobre como rootear o seu aparelho.

Depois disso, você pode instalar um aplicativo que vai restringir o acesso de outros apps aos dados do seu celular. Existem alguns bons aplicativos para realizar essa tarefa. Para esse tutorial, utilizaremos o Permissions Denied.

Para baixar o app, clique no botão abaixo.



http://www.baixaki.com.br/android/download/Permissions-Denied.htm

1) Dando poderes Superuser ao aplicativo
Para o Permissions Denied funcionar, é necessário autorizá-lo como Superuser. Assim que você entrar no programa, será solicitada a autorização. Escolha “Permitir” para seguir em frente.

Feito isso, o app apresentará um aviso de que, dependendo da restrição imposta, o celular pode não funcionar corretamente. Portanto, é necessário tomar cuidado antes de realizar qualquer mudança drástica.

2) Selecionando o aplicativo a ser limitado
Com o Permissions Denied rodando, você verá uma lista com todos os aplicativos instalados no seu celular. Cada um deles apresenta o número de permissões que foram dadas no momento da instalação.



Já dentro do aplicativo escolhido, chegou a hora de verificar exatamente quais foram as permissões dadas ao app.

Note que cada item é detalhado, o que facilita bastante na hora de escolher o que deve ser restrito e o que pode ficar da maneira que está.



Neste tutorial, bloquearemos a permissão do app Instagram para ler todos os contatos do telefone. Repare que o próprio Permissions Denied mostra que existe a possibilidade dessa brecha ser explorada por terceiros.

3) Restringindo o acesso
Para criar uma restrição a alguma permissão de acesso, basta você selecioná-la e a função será desativada automaticamente.



Feito isso, escolha o menu do Permissions Denied e selecione “Reboot” para reinicializar o celular.

4) Testando as restrições
Após ter reinicializado o celular, abra novamente o Permissions Denied e verifique se a restrição continua existindo. Caso a resposta seja positiva, teste o app restrito. Isso é necessário para saber se ele abrirá e funcionará normalmente sem a função que foi bloqueada.

Se tudo correu como planejado, você restringiu o acesso do app e ainda poderá utilizá-lo como antes. Caso queira reativar esse acesso, basta repetir todos os passos e selecionar a função novamente

lucaslindo100bb
Membro
Membro

Mensagens : 59
Agradecido : 50
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 19

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum